sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Programa JazzLAC (95.5 FM) de segunda, 4 de Janeiro de 2010


Neste primeiro programa de 2010, um breve balanço do Ano jazzístico 2009, que, sem dúvida, foi um bom ano para o Jazz, tanto em edições e reedições de discos, como em concertos. Segue-se uma viagem com o trio liderado pelo pianista americano ELMO HOPE (foto) – típico pianista Bop, músico subtil e excelente compositor. A fechar, o saxofonista, compositor e arranjador BOB MINTZER – uma das figuras maiores do jazz contemporâneo – que será acompanhado por Steve Khun (piano), Eddie Gomez (baixo) e Steve Gadd (bateria).


REITERADOS VOTOS DE BOM ANO NOVO DE BOM JAZZ CHEIO COMO UM OVO!
Embora de forma breve, falaremos do Jazz 2009, ano que foi marcado por uma extraordinária diversidade estética. Ano também de maturidade para muitas das pequenas editoras independentes que dão forma aos nossos desejos, editando grande parte do que mais interessante se faz nesta área. O ano de 2009 trouxe-nos uma quantidade e qualidade de novos discos de Jazz que superou as melhores expectativas. Foi um ano de criatividade, o que não aconteceu com a maior parte das tipologias musicais.



Neste primeiro programa de 2010, começamos por viajar com o trio liderado pelo pianista americano Elmo Hope. Um pianista que já nos deixou, infelizmente muito pouco conhecido. Influenciado por Thelonius Monk e Bud Powell, de quem foi amigo de infância, Hope é o típico pianista Bop. Tocou em Nova Iorque com Sonny Rollins e na West Coast com harold Land. Gravou muito, especialmente com John Coltrane, Clifford Brown, Hank Mobley, Jackie McLean e Frank Foster. Músico subtil e excelente compositor. Vamos ouvi-lo em trio com Paul Chambers (contrabaixo) Philly Joe Jones (bateria).

Para o nosso entardecer, escolhemos este CD “Elmo Hope Trio” Plays his ow compositions, em que toca as suas composições. Gravação de 1961, em Nova Iorque. O trio funciona. E Elmo demonstra aqui aos seus admiradores que era um compositor inspirado, de mão cheia. Músico subtil, preciso, praticando solos com muito gosto e swing. É pena que o pianista tenha vivido quase sempre no esquecimento, tendo passado a maior parte da sua vida na sombra de nomes célebres com os quais gravou.



E, agora, um saxofonista: Bob Mintzer, com Steve Khun (piano), Eddie Gomez (baixo) e Steve Gadd (bateria).

O saxofonista, compositor e arranjador Bob Mintzer é uma das figuras maiores do jazz contemporâneo. Este artista dinâmico já tocou entre nós. Quer como solista, side-man ou a comandar os seus próprios grupos tem-se revelado um solista de grande nível. E isto é visível em agrupamentos que vão da grande orquestra de Buddy Rich aos YellowJackets (grupo em que tocou em Luanda), um dos melhores grupos de jazz Fusion. Mintzer já gravou algumas dezenas de discos como líder. O seu homage to Count Basie ganhou um Grammy em 2001. Mais recentemente, gravou “In the Moment (Art of Life). Esta discografia é magnificamente enriquecida com a saída de três excelentes discos, editados no Japão: source, Papa Lips e Bop Boy. Qualquer um destes discos revela o enorme talento do saxofonista.

O quarteto dirigido por Bob Mintzer explora, de forma admirável, novos arranjos, novas abordagens de velhos standards de jazz e de originais de Mintzer.

É excelente que esta música esteja agora disponível fora do Japão e ao alcance de todos nós.

Terçinaremos, pois, dando a palavra a Bob Mintzer (sax tenor e clarinete baixo), Steve Khun (piano) Eddie Gomes (baixo) e Steve Gadd (bateria).

1 comentário:

Deixe o seu comentário, a sua dica, o seu sentimento jazzy:

Related Posts with Thumbnails

Nelo Teixeira e Lino Damião - Artistas plásticos JAZZlovers