sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Programa JazzLAC (95.5 FM) de segunda, 07 de Dezembro de 2009



Nesta primeira edição do JazzLAC de Dezembro, as “Senhoras do Jazz” cantarão, tocarão e reinarão. A primazia é dada à bela voz de SHIRLEY HORN, que também toca piano muito bem.
Como os Jazzlovers bem sabem, a voz foi, provavelmente, o primeiro instrumento do Jazz. E pela via das canções de trabalho (work songs), espirituais negros e, sobretudo, do Blues, praticou a quase igualdade dos sexos. À medida que o jazz instrumental reforçou a sua natureza exclusivista do território masculino, as Senhoras vingaram-se, ocupando o trono da voz. E quando tocam, o piano é o instrumento eleito. E, no rol das vozes, os homens são hoje uma minoria residual.
Tudo isto assenta como uma luva em Shirley Horn. Canta e toca piano. Bem, ou melhor: muito bem.
Há concertos que ficam, há concertos que se apagam no tempo. Os primeiros deixaram-nos um sentimento de felicidade, como se o tempo se tivesse rompido e tivéssemos entrado e caminhado numa planura de encantamento. Este é o caso de uma noite em que fui ver e ouvir esta Senhora cantora na Sala Van Gogh, num já distante Festival de Jazz do Mar do Norte, em Haia, na Holanda, e uma imensa energia ficou dentro de mim. Sei que as noites não se repetem. Nem os concertos. Mas apetece-me ouvir de novo Shirley Horn e partilhar a sua música com o auditório LAC. Shirley Horn, uma espécie de rocha tranquila. As árvores que foi plantando são a sua própria sombra.

Agora, que não sei quando voltarei a ouver (ver e ouvir ao mesmo tempo) a cantora americana Shirley Horn, vou ouvindo os CDs da sua vasta discografia. Neste disco de que passarei alguns temas, Shirley está sentada ao piano e a cantar com Charles Ables (baixo) e Steve Williams (bateria) e convidou gente de peso, imaginem: Miles Davis e Winton Marsalis (trompete), Buck Hill e Brandford Marsalis (sax tenor), Toots Thielmans (harmónica, guitarra).

Meu caro leitor do “Jazz in Angola”, suponho que as razões apontadas são suficientes, para contar com o favor da sua escuta nesta primeira segunda-feira de Dezembro. Ou não é assim?


Então… até Jazz!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário, a sua dica, o seu sentimento jazzy:

Related Posts with Thumbnails

Nelo Teixeira e Lino Damião - Artistas plásticos JAZZlovers