segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Programa JazzLAC (95.5 FM) de segunda, 11 de Janeiro de 2010




Neste programa, reinarão as sonoridades do piano, instrumento que convém à maior parte das combinações orquestrais e tem sido, em grande medida, responsável pela renovação de estilos e correntes.
A abrir, teremos o pianista Herbie Hancock em algumas das suas composições mais conhecidas e emblemáticas; ele é, inegavelmente, um pianista extraordinário, um mestre das teclas e autor de algumas das melhores peças que o jazz nos ofereceu nos últimos 40 anos.
A fechar, o All Stars SFJazz Collective na interpretação de alguns temas de Herbie Hancock, gravados durante uma tournée mundial que a banda realizou em 2006. 


O pianista Herbie Hancock, que reinará na primeira parte deste JazzLAC, é, inegavelmente, um pianista extraordinário - ou, melhor, um mestre das teclas. Dono de algumas das melhores peças que o jazz nos ofereceu nos últimos 40 anos, parceiro dos melhores, visionário de outras rotas, sempre na busca de mais-valias que as “últimas tendências” possam proporcionar à sua música e influenciando sempre essas “últimas tendências” com a coragem de quem por lá já andou. 
Movendo-se habilmente entre o pós-bop e a eléctronica funk-hip-hop-drum & bass-tecno, nunca deixou, porém (honra lhe seja feita), de reafirmar o seu som, o seu estilo, a sua marca inconfundível. Para o melhor e para o pior…
Com efeito, se nos encanta, por vezes também nos desaponta. Mas nunca, nunca mesmo, cristalizou. O músico tem-se rodeado de gente do Jazz e doutras latitudes musicais, de cantores e notáveis instrumentistas: convidou Sting, Paul Simon, Stevie Wonder  e assinou um álbum que não deixará ninguém indiferente: “Herbie Hancock – possibilities”. Dedicou um disco à cantora folk Joni Mitchel. Enfim, tem sido muito criativo.
Aborda o jazz sem fundamentalismos redutores da imaginação e da criatividade. Escreveu a música para um dos filmes mais belos que conheço: Round Midnight, de Bertrand Tavernier.
Herbie Hancock tem-se revelado sempre em grande forma. O autor de Rock It e Headhunters (para citar dois dos seus álbuns mais famosos) é um verdadeiro ”Zelig”, um músico de Jazz que adora fazer incursões noutros territórios musicais. Mas uma coisa é certa: este antigo militante das lides jazzísticas é, não apenas um excelente pianista, mas também um notável compositor.  
Em 2006, a gravação, no âmbito da sua tournée mundial, o All Stars SFJazz Collective gravou um CD com composições originais dos seus membros e outras de Herbie Hancock.
Daí a legitimidade de trazer a banda a esta “parceria” Herbie Hancock.
Oiça alguns temas de Herbie Hancock magistralmente executados pela banda, entenda que a beleza do Jazz também está na sua diversidade, e, depois, escreva este nome no seu caderno de bom gosto: SF JAZZ Collective.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário, a sua dica, o seu sentimento jazzy:

Related Posts with Thumbnails

Nelo Teixeira e Lino Damião - Artistas plásticos JAZZlovers