Neste programa, vai reinar o Jazz do saxofonista Archie Sheep. O seu estilo inspirado e contrastado é um pouco o resumo dos capítulos anteriores de toda a música afro-americana.
O saxofonista americano Archie Sheep nasceu em 1937, surgiu imediatamente no primeiro plano dos tenores pós – Coltrane, mas desempenha apenas o seu próprio papel, assim como todos aqueles que na sua geração aprenderam com Ornette Coleman e Cecil Taylor como fazer jorrar as notas mais profundas da emoção, e conseguiram expressar um canto que é verdadeiramente o seu.
A exemplo do seu compatriota o poeta, dramaturgo, militante e activista político, Le Roi Jones, autor de um livro seminal sobre a história da música afro-americana, Blues People, o saxofonista Archie Sheep procura a origem e a natureza profunda dessa Grande Música Negra.
No belo CD que rodará nesta edição do JazzLAC, Sheep regressa, em duo com o pianista Horace Parlan, à arte da música religiosa: espiriruais e Gospel Song, para acrescentar à audiência popular uma mensagem ao mesmo tempo poética e política e cultural, que ultrapassa a pauta musical.
Ele é um saxofonista que conhece, como poucos, a História do Jazz que, aliás, ensina na Universidade; é um grande músico, apesar de uma carreira algo irregular, devido aos seus famosos problemas com a droga. É, sim senhor, um músico com um som amplo e sensual inspirado nos mestres Bem Webster, Don Byas, no tenor, com um timbre que o identifica logo após as primeiras notas: Arche Sheep, uma grande figura do Jazz.
Acompanha-o o notável pianista Horace Parlan.
Ambos formam uma banda fenomenal.
--------------------
Fonte da foto:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a2/ArchieShepp.jpg
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixe o seu comentário, a sua dica, o seu sentimento jazzy: